O Art Nouveau e o Feminino – Simbolismo e Ornamentação nas obras de Gustav Klimt

Curso de Extensão Universitária
AS FRONTEIRAS ENTRE A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E A ESTÉTICA DA ARTE NO SÉCULO XX

02/ABRIL, segunda
“O Art Nouveau e o Feminino – Simbolismo e Ornamentação nas obras de Gustav Klimt”

Quais as diferenças entre Arte Nova e Art Nouveau? Secessão? E Modernismo? A palestra visa esclarecer estas diferenças e estabelecer relações do movimento artístico representado por Gustav Kimt em Viena/Áustria, na passagem do século XIX ao século XX. O seus nus femininos desconcertaram o público vienense conservador. Klimt foi o pintor mais complexo e representativo do Art Nouveau austríaco.

Filme: Klimt (Raoul Ruiz/2006)
Rosângela D. Canassa

contato: rocanassa@uol.com.br

blogs:
www.faroartesepsicologia.blogspot.com
www.aroupaemcena.blogspot.com

Graduada em Psicologia Clínica pela Universidade São Marcos (2003) e Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), com a dissertação “A Caixa de Pandora: as deusas e o feminino no cinema”, sob a orientação do Prof. Dr. Pelópidas Cypriano de Oliveira – Departamento de Artes Plásticas do IA/UNESP. Membro do grupo de estudos do “Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural do IA/UNESP”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: